É perceptível a força de atração que as campanhas publicitárias
exercem sobre nós; muitas vezes nos deparamos com aquela sensação pós compra de: ‘’comprei, mas eu realmente
precisava disto??!!!’’ Sensação que não
é exclusiva de quem exerce o consumo exagerado , e pode ser considerado um ‘momento
de fraqueza’ sofrido pelos mais ponderados.
Porém , a coisa começa a ficar mais séria, quando isso foge do controle do consumidor. Muitos não conseguem mais se conter ; basta ver alguma coisa a venda que um desejo imenso de ter aquilo pra si vem surgindo...
Porém , a coisa começa a ficar mais séria, quando isso foge do controle do consumidor. Muitos não conseguem mais se conter ; basta ver alguma coisa a venda que um desejo imenso de ter aquilo pra si vem surgindo...
Este ‘consumismo incontrolável’ é maior nos dias atuais por qual motivo?! As
pessoas estão mais vulneráveis, ou as campanhas estão investindo mais pesado?!!
Então vamos a análise de um fator:
Quem decidia o que comprar, o que vestir, o que comer , o que assistir (...) eram os pais ; e não é preciso ir longe para percebermos que a coisa nos dias de hoje é beeeeem diferente , não é mesmo?! (aposto que vc conhece algum ‘baixinho’ por aí , todo dono de si). Com a tomada de decisão dada a estes pequenos , eles influenciam diretamente os gastos da família. É só chegar ao supermercado que a criança logo pega um carrinho e parte pras compras daquilo que a atrai...seja por ter visto em propaganda ou pela atração gerada pela embalagem do produto.
Segundo Álvaro Modernell. Especialista em Educação Financeira , ‘’Atualmente,
os pais são mais novos, menos experientes, mais ausentes e divididos. Em
consequência disso, sentem-se fragilizados diante dos filhos e, muitas vezes,
sucumbem às famosas chantagens emocionais utilizadas por eles para obter
coisas, geralmente associadas ao consumo.’’
Logo, o incentivo a educação financeira
das crianças, deve começar cedo, para que possa ser evitado o surgimento
de um adolescente problemático e um
adulto descontrolado financeiramente.
Eu sei que
muitas vezes é até bonitinho ver aquele ‘pimpolho’ escolhendo o que quer ; mas
vamos tomar muito cuidado aí hein galera?! Atenção redobrada pra não acabar
prejudicando a vida da família e da criança futuramente...
Hoje fico por
aqui ... no próximo post vamos conhecer outro fator presente no cenário : “Influências da
Propaganda e Consumo . "
Beijos e abraços
pessoas ... até a próxima ;*
Realmente... Hoje em dia é só a criança fazer birra que os pais compram tudo!
ResponderExcluir