terça-feira, 10 de abril de 2012

INFLUÊNCIAS DA PROPAGANDA E O CONSUMO.

    

Olá , eu sou a Silvianne Palma e abordarei aqui no blog alguns assuntos que nos demonstre a influência gerada pela Publicidade na vida das pessoas.
É  perceptível  a força de atração que as campanhas publicitárias exercem sobre nós; muitas vezes nos deparamos com aquela sensação  pós compra de: ‘’comprei, mas eu realmente precisava disto??!!!’’  Sensação que não é exclusiva de quem exerce o consumo exagerado , e pode ser considerado um ‘momento de fraqueza’ sofrido pelos mais ponderados.
Porém , a coisa começa a ficar mais séria, quando isso foge do controle do consumidor. Muitos não conseguem mais se conter ; basta ver alguma coisa a venda que um desejo imenso de ter aquilo pra si vem surgindo...



Este ‘consumismo incontrolável’ é  maior nos dias atuais por qual motivo?! As pessoas estão mais vulneráveis, ou as campanhas estão investindo mais pesado?!!
Então vamos a análise de um  fator:

AS CRIANÇAS -  Sim caro leitor , esses seres tão fofos e angelicais (nem sempre rs.) são os chamados  ‘PEQUENOS GRANDES CONSUMISTAS’ .

 Quem decidia o que comprar, o que vestir, o que comer , o que assistir (...)  eram os pais ; e não é preciso ir longe para percebermos que a coisa nos dias de hoje é beeeeem diferente , não é mesmo?! (aposto que vc conhece algum ‘baixinho’ por aí , todo dono de si). Com a tomada de decisão dada a estes pequenos , eles influenciam diretamente  os gastos da família. É só chegar ao supermercado que a criança logo pega um carrinho e parte pras compras daquilo que a atrai...seja por ter visto em propaganda ou pela atração gerada pela embalagem do produto.
   Segundo Álvaro Modernell. Especialista em Educação Financeira , ‘’Atualmente, os pais são mais novos, menos experientes, mais ausentes e divididos. Em consequência disso, sentem-se fragilizados diante dos filhos e, muitas vezes, sucumbem às famosas chantagens emocionais utilizadas por eles para obter coisas, geralmente associadas ao consumo.’’  Logo, o incentivo a educação financeira  das crianças, deve começar cedo, para que possa ser evitado o surgimento  de um adolescente problemático e um adulto descontrolado financeiramente.

  Eu sei que muitas vezes é até bonitinho ver aquele ‘pimpolho’ escolhendo o que quer ; mas vamos tomar muito cuidado aí hein galera?! Atenção redobrada pra não acabar prejudicando a vida da família e da criança futuramente...

Hoje fico por aqui ... no próximo post vamos conhecer outro fator  presente no cenário : “Influências da Propaganda  e  Consumo . "


                                                                                         Beijos e abraços pessoas ... até a próxima  ;*

Um comentário:

  1. Realmente... Hoje em dia é só a criança fazer birra que os pais compram tudo!

    ResponderExcluir