quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fetichi$mo


Significado: 
1.culto de objetos considerados como possuidores de poder sobrenatural ou virtude mágicaculto de fetiches
2.adoração de objetos materiais
3.importância obsessiva ou irracional conferida a certas pessoas ou a certas coisas
4.veneração supersticiosa
5.PSICOLOGIA atração ou excitação sexual compulsiva por certa parte do corpo, por certas peças de
vestuário ou por determinados objetos

Fonte: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/fetichismo

Comecei o post com o significado do título pois o termo fetichismo - que derivado do francês - é muito conhecido para fins sexuais, mas o assunto que vamos abordar será outro; vou abordar o quão somos atraídos por marcas.
O consumismo hoje tem crescido gradativamente, estamos rodeados por marcas que a cada dia se tornam mais atrativas; as marcas têm mais valor que o próprio produto - que acabam definindo os usuários. De certa forma isso se torna um problema, pois o que antes era apenas um adereço, hoje é uma necessidade.

Pyr Marcondes (Sócio e Diretor de Marketing e Editorial da Superbrands Brasil Jornalista, consultor de empresas e publicitário) ressalta que a escolha de uma marca pode ser influenciada por uma série de razões, tais como preço, prazo de pagamento, promoção e qualidade. Porém se o consumidor estiver na dúvida entre dois produtos equivalentes com atributos semelhantes ele, certamente, escolherá a marca pela qual se sente atraído.



Famosos são uma grande influencia na questão de vendas, ter um produto que o ídolo usa é um grande prazer, sendo acessível ou não, pois muitas vezes os produtos não correspondem ao que um consumidor ganha por mês; trabalhar pra suprir a abstinência consumista, é o que muita gente tem feito.


Mas além dos famosos, há também as cores; sim. Segundo o consultor Jair Rocha, as cores de um estabelecimento são fundamentais não só na vibração do ambiente como também nas tomadas de decisões dos clientes. "Há toda uma influência psicológica das cores. Lojas com tons muito brandos são menos comerciais que outras com tons mais fortes. O cliente pára em frente a vitrines de estabelecimentos coloridos. E é aí que as vendas começam", afirma.

Tudo isso parece uma bola de neve. Mas com o aquecimento global, essa neve vai durar ? Será que algum dia as pessoas vão perceber que estão virando objetos cobiçadores/consumidores sem freio ? Não vejo problema em consumir, até por que hoje em dia, as necessidades também se multiplicam, mas os limites entre o ter e o poder estão sendo usados apenas por alguns e isso deve mudar.

Então: pare, pense e (se puder) compre!

Autor: Rodolfo de Almeida

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